top of page

Tratamentos com medicamentos naturais: Terapia Floral, Fitoterápicos e Aromaterapia


Além de uma alimentação saudável e o consumo correto de suplementos, as emoções positivas também contribuem intensamente diretamente na nossa saúde.

Para cuidar da nossa saúde emocional, temos algumas terapias vibracionais bastantes efetivas, atuando diretamente em nossas emoções. Como a sexta dica, apresentamos para vocês alguns tratamentos naturais, que atuam em nossas emoções, e que podem substituir os medicamentos como: Terapia Floral, os produtos Fitoterápicos e a Aromaterapia.


Dica 06: Terapia Floral, os produtos Fitoterápico e a Aromaterapia


Terapia Floral - Além de alegrar o ambiente, certas flores têm um outro poder: o de acalmar os ânimos e equilibrar o estado emocional. A terapia floral (ou florais) foi criada na década de 1930 pelo Dr. Edward Bach, que acreditava que as doenças eram provenientes de desequilíbrios emocionais.

Bach pesquisou e catalogou 38 flores e criou um método de extrair a essência delas, as virtudes medicamentosas e curativas das plantas, mais especificamente das flores. Assim, o médico britânico chegou a uma coleção de 38 essências florais, relacionando cada flor com um tipo de sofrimento interior, que se tornaram mundialmente conhecidas como o Sistema Floral de Bach.

Depois, a descoberta dos florais se popularizou e permanece na lista de terapias complementares para restaurar o equilíbrio emocional. Inclusive, serviu de inspiração para o surgimento de outras vertentes, como os Florais Brasileiros e os de Minas.


Produtos Fitoterápicos - Fitoterápico é o nome dado a todo medicamento produzido a partir de matérias-primas vegetais – flores, folhas, sementes, cascas e frutos. Apesar de sua origem, esse tipo de remédio também passa pela indústria farmacêutica, assim como acontece com os produtos sintéticos, que são feitos em laboratório.

O consumo de fitoterápicos, bem como de plantas medicinais in natura, tem sido estimulado com base no mito “se é natural não faz mal”. Porém, ao contrário da crença popular, eles podem causar diversas reações como intoxicações, enjoos, irritações ou edemas (inchaços), como qualquer outro medicamento.

Portanto, os cuidados são os mesmos destinados aos outros medicamentos: buscar informações com os profissionais de saúde e informar ao seu médico qualquer reação desagradável que aconteça enquanto estiver usando plantas medicinais ou fitoterápicos.


Aromaterapia - A Aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções.

O resultado pode ser visto, e sentido, de diversas formas: alívio de dores, aumento de concentração, ânimo e autoestima, redução do estresse, tratamento de medos e fobias, equilíbrio de disfunções emocionais e hormonais, combate às bactérias e alergias, problemas nas articulações e musculares, má digestão, insônia, ansiedade, depressão e até emagrecimento.


Mesmo sendo tratamentos naturais, para ter acesso às informações necessárias, o tratamento adequado e as dosagens corretas, é necessário e fundamental que você procure um Terapeuta Vibracional. É através das sessões terapêuticas que você saberá qual é a terapia ideal e melhor para o seu caso.


Até o próximo artigo!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page