top of page

Quando buscar à Constelação Familiar Sistêmica?

Atualizado: 24 de abr. de 2021


Situações familiares que se repetem como: filhos e netos repetindo atitudes e até mesmo história do passado da família, escolha espontânea pela mesma profissão do pai ou da mãe, busca de parceiros amorosos com características semelhantes ao pai ou mãe... Quem nunca viu isso se repetir? Acontecem em praticamente toda família. Freud explica, mas a Constelação Sistêmica Familiar também pode explicar e ajudar com respostas rápidas.

A Constelação Familiar e Sistêmica foi desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Anton Suibert Hellinger - mais conhecido como Bert Hellinger -, e pode ser considerada como uma psicoterapia breve de sessão única. Esse é o grande diferencial para qualquer outro tipo de terapia. Ela é um encontro único em que o cliente (o constelado) consegue visualizar a solução de um conflito em que se encontra.

Assim como conjuntos de estrelas que formam figuras no céu, Bert fala que estamos ligados em um sistema, que seria constituído pela família e relacionamentos importantes que temos, como casamentos, atual ou anteriores.


Mas quando devemos buscar à Constelação Familiar e Sistêmica?

Em caso de traumas adversos, depressão, ansiedade, assuntos relacionados a filhos, situações profissionais ou de carreira, situações de sua própria empresa, problemas com dinheiro, complicações na vida amorosa, tomada de decisões difíceis, implicações emocionais de doenças e questões pessoais.

Para a obtenção de um resultado mais assertivo, é primordial que a pessoa decida fazer a constelação não por curiosidade, mas sim com interesse real e comprometida com a solução e a cura. A Constelação Sistêmica Familiar pode trazer luz e desfazer nós inconscientemente criados.


A Constelação Familiar e Sistêmica pode ser feita individualmente ou em grupo. Quando acontece em grupo, todas as pessoas que participam atuam como representantes das pessoas relacionadas à questão trazida pelo constelado. Em níveis de consciência diferentes ao do constelado, todos os representantes do grupo, mesmo o constelador, são constelados. Todas as pessoas têm suas questões trabalhadas.

Isso porque a Constelação trabalha com a representação de imagens, que são construídas com as pessoas do grupo, e servem para dar existência e trazer à tona sentimentos aprisionados por situações que geraram conflitos. Numa constelação individual, as pessoas relacionados à questão do constelado são representadas por bonecos.


"Imagens são muito mais claras para acessar o nosso inconsciente de uma forma muito mais rápida e eficiente. O que é diferente no caso da palavra. A palavra você pode refletir, negar, não ouvir (caso alguém tenha problema no sistema auditivo)... já a imagem é compreendida integralmente porque favorece a consciência", explica a psicóloga e consteladora da UniQuanti, Christi de Castro.


Então numa constelação de grupo todas as pessoas são essenciais porque servem de instrumentos para a colocação da imagem um para o outro. É um grande método criado para harmonizar todos os membros de uma mesma família ou membros relacionados no caso de uma situação profissional. É uma terapia que concede uma experiência de solução instantânea.

Bert Hellinger - Foi padre durante muitos anos e trabalhou como educador e membro de uma ordem missionária católica entre os zulus na África do Sul durante 16 anos. Ali, teve a oportunidade de observar e aprender como grupos se comportam. Além dessa experiência, seu currículo inclui as faculdades de Filosofia, Teologia e Pedagogia. Também se especializou em Psicanálise, Gestalt-Terapia, Análise Transacional, Dinâmica de Grupos, Terapia do Grito Primal, Hipnoterapia e Terapia Familiar, que foram a base para seu entendimento sobre as relações sistêmicas.

Assim, investigando aquilo que se apresenta na prática, observou que padrões de comportamento se repetem nos sistemas familiares ao longo de gerações. Nesses estudos, ele chegou a 3 princípios que entremeiam nossas relações: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio.


Na UniQuanti Consciência e Saúde temos o atendimento de Constelação Familiar Sistêmica de forma individual, presencial ou online, com a psicóloga e consteladora Christi de Castro. E como ela vê dessa terapia? "Penso em constelação como uma filosofia que emprego em todas as ocasiões. Seus princípios não apenas me indicam o centro dos dilemas e dos conflitos, como também o caminho melhor para alcançar o equilíbrio e a paz", diz Christi de Castro.


Gostaria de conhecer essa terapia magnífica, que está crescendo a cada dia mais?

Entre em contato pelo Whatsapp 21 99335 1136 - Psicóloga e Consteladora Christi de Castro.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page