Estamos realmente vivendo momentos difíceis. Trata-se de um momento planetário, onde as energias estão densas. Sabemos que o tempo todo sofremos influência das energias do inconsciente coletivo, mas que também retroalimentamos esse mesmo inconsciente coletivo com as nossas energias predominantes.
É muito bom quando temos consciência disso, isso ajuda bastante, mas a vida não para e estamos o tempo todo correndo feito loucos em busca de realizar, ter, fazer, gerar, criar, produzir... que se torna cada vez mais difícil estarmos conscientes o tempo todo e deixamos nos envolver pelo stress do dia a dia.
Somos forçados até o limite com jornadas exaustivas de trabalho, crise financeira, problemas de saúde gerados por vírus, ameaças de desemprego e, com isso, diminuímos a energia para investir nos nossos relacionamentos afetivos.
O regresso para o lar no fim do dia tem sido visto como um aumento da responsabilidade, uma vez que, ao retornar para casa, novos papéis precisam ser assumidos, como dividir as tarefas domésticas e ajudar no cuidado com os filhos.
O aumento do estresse interfere significativamente no relacionamento afetivo, diminuindo a paciência, aumentando a irritabilidade. A rigidez substitui a flexibilidade; o silêncio é cultivado ao invés do diálogo; a ansiedade e o pânico obscurecem os sentimentos de afeição, gratidão e ternura. Diminuindo a energia para o relacionamento familiar, fica determinado o pouco que conseguimos dar de nós mesmos.
O número de casais que vive situações de conflitos e chega a se separar, não por falta de afeto, mas por problemas externos que interferem na dinâmica familiar, é muito grande. Com o estresse aumentando dia a dia, os conflitos aumentam e fazem as pessoas se distanciarem por causa de sentimentos dilaceradores, como mágoa, raiva e desconfiança.
As famílias têm que criar fronteiras que as protejam frente a fatores externos e ao mesmo tempo somar forças para superar as adversidades. É necessário que procurem enfrentar os desafios da vida crescendo juntos no amor, no companheirismo, na cumplicidade, respeitando a maneira de ser do outro.
Pensando nisso, os psicólogos e terapeutas da UniQuanti Consciência e Saúde, Fábio Luiz e Christi de Castro estão preparando uma série de três palestras, onde serão abordados os principais e atuais problemas nos relacionamentos no momento atual.
As palestras serão online e gratuita, no canal do YouTube da UniQuanti Consciência e Saúde nos dias 10, 17 e 24 de março, às 19 horas. Marque essas datas em sua agenda e nos acompanhe no Instagram e no Facebook, onde estaremos divulgando todos os detalhes das palestras.
Fique ligado, venha participar com a gente e aproveitar de todas essas informações que estarão disponíveis para você.
Comments