top of page

Lidando com as questões emocionais e inquietações no momento atual


É fundamental que as pessoas encontrem alternativas para aliviar a sensação de estresse e a lidar com as inquietações, causadas pelo momento atual. Ainda não sabemos quando nem como isso vai terminar, e o momento é de muita apreensão.

Mas e aí, o que podemos fazer agora, nesse momento, para viver melhor?


Fatores como a falta de contato com outras pessoas durante o isolamento, a perda de membros da família, amigos e conhecidos, o medo do contágio e a queda da renda causam sofrimento psicológico, que pode levar ao desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão.

Momentos pontuais de tristeza, estresse ou raiva, são naturais e comuns em todas as faixas etárias, umas mais do que em outras.


Com a quarentena, a saúde mental de pessoas de todas as idades está sendo afetada. Afinal, a rotina de todos sofreu grandes mudanças:

  • grande parte dos idosos permanece afastada de suas famílias, privados do contato com filhos e netos;

  • crianças não brincam ao ar livre ou encontram os amigos e familiares, passando boa parte do tempo diante da televisão ou computador (inclusive para aulas on-line);

  • adolescentes e pré-adolescentes também foram privados do convívio social e passam o dia diante de aparelhos eletrônicos, seja para entretenimento, seja para cumprirem a nova rotina escolar, baseada em ensino a distância;

  • adultos estão preocupados com a saúde de todos os membros da família, medo de contágio da doença, perda de renda ou do emprego, entre outros;

  • surgiram vários desafios do trabalho em home office, como a falta de infraestrutura adequada e o acúmulo de tarefas em casa;

  • pessoas que atuam em atividades essenciais convivem com o risco de infecção e se preocupam com o fato de não poderem estar em isolamento;

  • profissionais de saúde enfrentam a pandemia em clínicas e hospitais e vivem um momento de grande desgaste.

Pessoas que já enfrentavam questões pre-existentes, como quadros de ansiedade ou depressão, correm mais risco de ter o problema agravado.


Pensando nisso, a UniQuanti Consciência e Saúde criou o "Papo Sistêmico", como uma forma de poder contribuir de uma forma terapêutica, na saúde psíquica e emocional, para a melhoria na qualidade de vida e no bem-estar dos nossos clientes.

Os papos sistêmicos são reuniões descontraídas, divertidas sobre um assunto, escolhido pelos presentes, trocas de ideias e de pontos de vista diferentes, que são guiados dentro da visão sistêmica familiar.


Na visão sistêmica somos um elo, ou seja, estamos sempre conectados com a nossa família, somos filhos e filhas de uma cultura, dentro de uma sociedade que forma um país que também está conectado ao mundo. Em outras palavras, somos mais do que um indivíduo, somos células de um enorme corpo que se chama humanidade. Nossa primeira raiz, a mais importante, são os nossos pais biológicos que nos inserem num clã familiar.


No Papo Sistêmico da UniQuanti Consciência e Saúde, o tema é previamente escolhido a cada novo encontro, e assim vamos desenvolvendo nossos encontros.

Convidamos você, seus amigos, seus familiares e demais pessoas a conversar sobre suas inquietações atuais.

Que tal poder ouvir outras pessoas que sentem coisas semelhantes, enriquecer-se e enriquecê-las também? É uma ótima oportunidade de falar num espaço adequado sobre as dores de sua alma e ainda conhecer pessoas que passam pela mesma situação.

Uma observação final se faz necessária: os papos sistêmicos não têm função terapêutica, embora seja conduzido por nossa psicóloga clínica e consteladora Christi de Castro.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page